Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Hoje, cerca das 11h, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (Asae) efectou nesta feira semanal uma acção de controlo e fiscalização no sector dos produtos alimentares.Foram dectadas algumas falhas ao nivel de rotulagem dos produtos e preços de venda (afixação),na aferição das balanças que, em alguns casos, se encontravam com datas para além da validade anual (vistoria). Foram também solicitados documentos relativos à mercadoria exposta e ainda o cartão único de feirante ( ou doc.de pedido á Dgae.).
No sector dos produtores agricolas várias pessoas foram confrontadas com a situação da falta de prova de que os produtos que apresentavam á venda eram de sua própria produção e cultivo. Como membro da Federação Nacional das Associações de Feirantes manifestei junto dos responsáveis pela operação a sua compreenção e colaboração para o eventual esclarecimento de várias dúvidas e falta de conhecimento por parte dos feirantes vistoriados.
Foi-me ainda aconselhado o contacto com os serviços centrais para obter informações dos resultados desta operação. Resta-me realçar a forma ordeira em como os colegas feirantes acatavam as várias sugestões e rectificações dos agentes que desempenhavam as suas tarefas.Ainda a salientar que perante esta nova realidade urge uma maior atenção ás normas que esta entidade fiscalizadora tem como missão fazer cumprir em conformidade com a lei que regulamenta a nossa actividade.
Manuel Peixoto Fnaf
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.